Portal do
professor
Através de pesquisa realizada no portal do professor, que disponibiliza
vários conteúdos relacionados a educação,sites de busca além de várias dicas de
aulas, noticias sobre educação e também conta com um enorme acervo bibliográfico para pesquisa e
construção de planos de curso. Um ótimo espaço para adquirir e compartilhar
conhecimentos, alem da praticidade em
navegar,nos remete assim de forma sintetizada a concluir ideias de planos de
curso e definir que o plano de aula resume- se na perspectiva do professor,
baseando em tudo o que ele almeja para sua aula.
O plano de aula é derivado de um projeto pedagógico, o qual sera
desenrolado ao decorrer das aulas pelo docente que através de seu plano dinamizara
o conteúdo. A partir dos pontos especificados sitaremos a baixo um esquema de
plano de aula que terá como conteúdo os Jogos Matemáticos que é uma forma
lúdica de facilitar o aprendizado por meio das brincadeiras que envolve todo
um contexto matemático gerado por
situações que através do método será facilmente introduzida aos alunos como a
matemática é indispensável em nossas vidas.
E o plano de aula, foi resultado de uma pesquisa estraida do site “portal
do Professor”.
Plano de Aula
Conteúdos:
-
Matemática e seus jogos
-
jogo de memória potência
-
Torre de Hánoi
Objetivos Específicos:
Conhecer
jogos matemáticos que facilitem o entendimento da disciplina ;
fazer
atividades de potência, conseguir aprimorar o conhecimento capacitando para
outras atividades;
Estabelecer
relação entre o jogo proposto e a função
matemática, entender como a torre de Hánoi pode ser usada como uma função ;
Colaborar nos trabalhos de grupo partilhando
saberes e estrategias;
Formular hipóteses e prever resultados;
Estratégias/Desenvolvimento:
ü Esta aula irá ser dedicada,
exclusivamente, a definição de como os jogos de Matemática, são formas praticas
de entender com facilidade a disciplina. Para tal, a professora inicia a aula
explicando o propósito da mesma, ou seja, é pretendido que seja apresentado
alguns jogos explicando somente como se joga e a sua relação com a matemática,
para que assim o aluno procure mas tarde se aprofundar em algum dos jogos
apresentado, somente depois desta apresentação sera introduzido os dois jogos
que irão ser o objeto de estudo das próximas aulas;
ü
Iremos
dividir a sala em grupos nesta fase
vamos trabalhar o jogo de memoria e potência, apresentando aos alunos o
fundamento básico das potências: “ Definição e resolução” Por convenção,
admitiremos que todo número elevado a 0 é igual a 1, a0 = 1 e
todo número elevado a 1 é igual a ele próprio, a1 = a. Exemplos 21 = 2 , o que nos leva a outros
exemplo como: Potência de
expoente negativo, Multiplicação de potências de mesma base, Divisão de
potências de mesma base, Multiplicação de fatores elevados ao mesmo expoente,
Divisão de expoente igual Potência de potência.
ü Após serem apresentados a todas estas formas,
eles serão orientados de acordo o conhecimento adquirido a montar de forma que
use tudo que lhe foi apresentado a montar um
jogo de memoria de potencia, usando apenas uma forma depois
diversificando as formulas.
ü Explicaremos a historia do
jogo, na primeira ocasião os alunos ficaram livres para brincar da sua forma,
depois acrescentaremos as regras.
ü o
jogo será usado no intuito do estabelecimento de estratégias na transferência
de peças, na contagem dos movimentos e no raciocínio lógico. Ele também cria
uma situação envolvendo o número mínimo de movimentos necessários através da
seguinte expressão matemática: 2n – 1,
onde n corresponde ao número de discos. Por exemplo:
Três discos = 23 – 1 = 7
Quatro discos = 24 – 1 = 15
Cinco = 25 – 1 = 31
Três discos = 23 – 1 = 7
Quatro discos = 24 – 1 = 15
Cinco = 25 – 1 = 31
ü O restante da atividade, até este
ponto inclusive, é realizado em grupo, e as professoras estarão ao dispor para
qualquer esclarecimento de dúvidas;
ü Caso existam muitas
dificuldades na construção dos modelos das atividades propostas, e penso que
irão existir muitas, faz-se uma paragem na resolução colectiva da atividade para
clarificar o que se pretende e dar pistas sobre a construção da expressão
baseadas nos jogos.
Material
Necessário:
o
Projetor
e data show
o
Cartolina
para montar jogo da memoria
o
Quadro
o
Livros
didáticos
o
Material
para criar um jogo de Hanoi
Discentes:
Taciara de Jesus Dias
Jaqueline de Souza Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário